Uma pesquisa no catálogo permite obter a indicação da existência de um documento (livros, áudio, vídeo, mapas, etc.) e localização da biblioteca e a sua localização nas estantes.

b_0_280_16777215_01_images_ajuda_catalogo_pesquisar_orientada.pngTipo de pesquisas mais usuais

• Pesquisa geral: pesquisas simples ou combinadas por Autor, Título, Assunto, Palavra, Tipo de documento, etc.
  • Pesquisa por operadores
  • Pesquisa limitada por biblioteca: para limitar apenas aos documentos de uma escola ou da BM.

Pesquisa geral

• Na pesquisa por AUTOR, deve escrever o nome sempre na forma invertida (Apelido, Nome próprio).
    • Ex: Andresen, Sophia de Mello Breyner.
  • Na pesquisa por TÍTULO, deve escrevê-lo sempre com exatidão, a partir do início do título.
  • Na pesquisa por PALAVRA, deve escrever apenas UMA palavra em cada pesquisa.
    • Para pesquisar por várias palavras separe cada uma pelos operadores lógicos de pesquisa (em inglês). Exemplos:
      • água or poluição
      • água and poluição
  • Na pesquisa por ASSUNTO, pode escrever uma palavra ou uma expressão. Se tiver dúvidas utilize o LÉXICO na opção de pesquisa por termos ou à "Terminologia de Indexação Escolar".
    • Eis três formas diferentes: poluição da água, água, poluição-água.

Pode ainda COMBINAR, na mesma sessão de pesquisa, todas as opções anteriormente referidas. Para isso utilize os operadores lógicos E ou OU sendo que o E subtrai informação e o OU junta toda a informação.

Operadores lógicos / Truncatura

Os operadores são elementos de ligação entre os termos de pesquisa e permitem limitar ou especificar uma pesquisa e são de utilização internacional. A truncatura limita a pesquisa aos campos escolhidos.

• OU - O operador "or" soma a pesquisa por água com a pesquisa por poluição
  • E - O operador "and" fornece apenas informação dos documentos em que se encontre ao mesmo tempo essas duas palavras

Exemplo: a expressão de pesquisa "água E poluição" fornece APENAS os documentos em que aparecem, ao mesmo tempo, os dois termos de pesquisa; a expressão de pesquisa "água OU poluição" fornece TODA a informação sobre água mais a resultante de uma pesquisa sobre poluição.

Pesquisa por biblioteca:

Ao pesquisar pode limitar as suas pesquisas a apenas uma das bibliotecas desta rede, escolhendo a biblioteca no campo de pesquisa. Pode combinar este critério com qualquer outro campo de pesquisa (autor, titulo, assunto, etc.) através de um operador lógico

Pesquisa limitada a uma biblioteca

• O operador lógico (OU, E, NÃO) que deve selecionar na caixa, ao lado do campo, deverá ser o operador "E".

Guardar resultados de pesquisa

- Pode ainda guardar no seu computador os resultados das pesquisas num ficheiro de texto que poderá imprimir e depois utilizar na visita à biblioteca.

Informação adicional: