PÚBLICO - Cultura-Ípsilon

PÚBLICO — Pense bem, pense Público
  1. Palcos da semana
    Lisboa move-se pelo Temps d’Images, enquanto o Porto se foca na Bienal de Fotografia. Gaia acolhe Francis Bacon, Coimbra recebe a Escola da Noite e Aveiro Assobia para o lado com Carlão.
  2. Etiópia: O património como capital político
    A Etiópia é um bom estudo de caso para demonstrar como a definição de património internacional da UNESCO esteve e está associada a uma hierarquia global de produção de conhecimento.
  3. Violinista e DJ Inês Meira conta num filme-concerto como se fez Klin Klop
  4. “Não há democracia sem direitos das mulheres. A sua luta não é identitária, é uma luta da democracia”
    A nomeação de Rita Rato para dirigir o Museu do Aljube - Resistência e Liberdade gerou polémica, com o meio historiográfico e museológico a apontar-lhe a falta de currículo. Mas a ex-deputada comunista convenceu o júri com o seu projecto de abrir o museu a causas contemporâneas, da igualdade de género ao anti-racismo. E é isso que está a fazer. Esta semana inaugurou a exposição Mulheres e Resistência - Novas Cartas Portuguesas e Outras Lutas.
  5. Eunice Muñoz: “Chegou a altura de deixar cair o pano”
    A actriz prepara-se para dizer adeus ao teatro, num momento marcado para Novembro, mas não sem antes percorrer o país, tendo como parceira a neta Lídia Muñoz. As duas apresentam um espectáculo de silêncio, mas que, confessam em entrevista ao PÚBLICO, sentem como “uma grande conversa”.