Blogue RBE

Blogue RBE - SAPO Blogs
  1. Comemoração dos 150 anos da abolição da Pena de Morte: Oportunidade de fazer educação para os Direitos Humanos | ação de formação

    div_ctz.JPG

      Programa e inscrição |

     

    No âmbito da Comemoração dos 150 anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal  a DGLAB/ Arquivo Nacional da Torre do Tombo em cooperação com a Amnistia Internacional Portugal e o Centro de Formação do Vale do Minho  promove uma ação de Formação para professores na área da Educação para os Direitos Humanos.

     

    A formação, da área D13 (formação para a cidadania) terá a duração de 15h (acreditada com 0,6 créditos pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua), e vai realizar-se no edifício da Torre do Tombo, nos dias 15, 22 e 29 de janeiro de 2018.

     

    Destinatários: Professores do ensino básico e secundário de todas as áreas tendo em vista a formação contínua da área da educação para a cidadania e disciplinas conexas de educação para os direitos humanos.

     

    Horário: 9h30-12h30;

                 13h30-16h30

     

    Para mais informações:

    Telf. 210 037 181/ 80; Endereço eletrónico: dsieq@dglab.gov.pt

     

    Formador: Luís Sottomaior Braga

  2. Vamos mudar o Mundo | concurso de ideias

    Vamos  Mudar o Mundo.jpg

      Regulamento | Sítio do concurso 

     

    O Centro Nacional de Cultura, com o apoio da Revista EGOÍSTA e o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República de Portugal, lançou o concurso Vamos Mudar o Mundo - www.vamosmudaromundo.cnc.pt, pondo os portugueses a refletir, na tentativa de encontrar uma ideia para tornar o mundo melhor.

     

    O concurso destina-se a todos os cidadãos portugueses, sem restrição de idade, devendo os interessados enviar um texto de até 5.000 caracteres, expondo a sua ideia. 

     

    O prazo para recepção de textos já está a decorrer e termina no dia 31 de Janeiro de 2018.

     

    Analisados os textos pelo Júri, será conhecido o vencedor no dia 21 de Março de 2018, cuja proposta será publicada na Revista "Egoísta" e a quem serão pagas, pelos promotores do concurso, uma viagem e respectiva estadia em Nova Iorque para, nessa ocasião, entregar a sua ideia no Gabinete do Secretário Geral das Nações Unidas.

  3. Miúdos a votos | Visão Júnior

    votos.png

     Calendário Regulamento

     

    Tendo em conta o sucesso desta iniciativa no ano letivo de 2016-2017, a Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior voltam a organizar a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses. Às crianças e jovens será dada a possibilidade, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostaram até hoje. Miúdos a votos conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, do Plano Nacional de Leitura 2027, da Pordata, da Rádio Miúdos e da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

     

    A iniciativa é aberta a todas as escolas, sejam públicas ou privadas, abrangendo alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade e decorrerá durante o ano letivo de 2017-2018. É também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua. As eleições decorrerão no Dia Mundial do Livro, 23 de abril. O resultado do escrutínio, que apurará a lista dos livros que as crianças e jovens portugueses mais apreciam, segundo o ciclo de ensino que frequentam, será conhecido em junho, em data coincidente com a Feira do Livro de Lisboa. (...)

     

    Ler mais >>

     

    Conteúdo relacionado:

  4. Projeto Yourope, porque TU e EU somos a Europa | AE de Colmeias

    logo_project_YOUROPE.png

    AE de Colmeias |


    Encontra-se em fase inicial no Agrupamento de Escolas de Colmeias o projeto Erasmus+ “Yourope: You in Europe”, que envolve escolas de outros quatro países, a saber: Finlândia, Hungria, Roménia e Turquia. Destina-se a alunos de 3º ciclo e decorre de 2017 a 2019, sendo a escola portuguesa a coordenadora internacional do projeto. O mesmo visa promover nos alunos uma atitude esclarecida e proativa face à Europa, tendo em conta o que esta representa/influi na vida de cada um de nós. A ênfase vai para o desenvolvimento de competências, conhecimentos e valores relacionados com a Cidadania/Pertença Europeia, trabalhando aspetos interdisciplinares do currículo, numa dimensão de trabalho cooperativo transnacional, com enfoque na utilização integrada das TIC e das línguas no processo de aprendizagem.O envolvimento das bibliotecas escolares neste projeto encontra-se também garantido, uma vez que a maioria dos professores participantes são professores bibliotecários nos respetivos países.

     

    A primeira Reunião Transnacional decorreu em Portugal, entre 15 a 19 de novembro. O objetivo principal deste encontro era a definição pormenorizada de cada etapa do projeto, tendo sido apresentadas as diferentes escolas e sistemas educativos; traçadas em pormenor as atividades a serem levadas a cabo durante o primeiro ano; finalizados os inquéritos de avaliação prévia do projeto para alunos e docentes; selecionado o logotipo final do projeto, após elaboração de propostas pelos alunos de todos os países parceiros; esclarecidas dúvidas e apresentadas sugestões de melhoria, atendendo à realidade de cada país.

     

    A visita contou também com o apoio do Município de Leiria, tendo um dos dias de trabalho decorrido na Biblioteca Municipal da cidade, onde, para além da disponibilização do espaço para reunião, os colegas estrangeiros tiveram oportunidade de conhecer, numa visita guiada, a biblioteca (incluindo a belíssima biblioteca de Afonso Lopes Vieira) e conhecer os projetos em curso a nível concelhio.

     

    Os colegas estrangeiros louvaram o nível de organização do evento, bem como o espírito acolhedor da comunidade educativa. Todos reconheceram o potencial da parceria em termos da cooperação internacional e de um maior envolvimento dos nossos alunos nas causas/destinos europeus.

     

    Saber mais: [http://erasmusplusyourope.com/ ] [https://www.facebook.com/groups/117482255606326/?ref=bookmarks]

    Boletim de apresentação do projeto: [https://padlet.com/yourope2017/vopcni3slgk2]

     

    As professoras dinamizadoras,

    Cláudia Mota e Bernardete Francisco

     

    Conteúdo relacionado:

     

     

  5. Construir a autonomia e a flexibilização curricular | e-Book

    porto.png

     Fonte |

     

    Autores: Vários
    Tema: Educação
    Coleção: Educação
    Ano: 2017
    Págs.: 218
    ISBN: 9789898835321
    Novidade

    Download Gratuito  

     

    Despertar e inscrever uma outra visão e estratégia para a escola aconselha a necessidade e a capacidade de comunicação sobre o que se tem estado a fazer e o que se está a planear fazer.

     

    No essencial, o desafio é, nas palavras de Edgar Morin (2001), “fortificar a aptidão para interrogar e de ligar o saber à dúvida, de desenvolver a aptidão para integrar o saber particular não apenas dentro de um contexto global, mas também na sua própria vida, a aptidão para apresentar os problemas da sua própria condição e do próprio tempo” (p. 15).

     


    Ao longo desta obra, os vários autores desafiam-nos a pensar, a fazer diferente, convocando e fundamentando os princípios-chave para o sucesso educativo e para o desenvolvimento humano que conjugam necessariamente as dimensões da inclusão, da flexibilidade, da cooperação, da qualidade, da inovação e da autonomia.

    Cristina Palmeirão e José Matias Alves

     

    Editora: Universidade Católica Editora
    Website: Uceditora.ucp.pt
    URL: http://bit.ly/2jiZ5yl