Blogue RBE

Blogue RBE - SAPO Blogs
  1. Som dos livros | boas práticas

    som dos livros 2018 da Rede de Bibliotecas de Tondela no Vimeo.

     

    O som dos livros é um projeto da Rede de Bibliotecas de Tondela, que integra as Bibliotecas Escolares de dois agrupamentos: Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo.

     

    Um projeto de promoção da leitura e de educação para os media que se desenvolve com alunos, nas bibliotecas escolares, coordenado pelo Município de Tondela, em parceria com a Rádio Emissora das Beiras que, semanalmente, promove o gosto pelos livros e por múltiplas leituras literárias e/ou informativas.

  2. Brochura "Éducation aux médias et à l´information" na escola primária | clemi

    EMI_1D_Vignette.jpg

     Fonte |

     

    Como podem os alunos ser ensinados a analisar informações e imagens, apurar o seu pensamento crítico e formar uma opinião? Como promover o entendimento e o uso racional dos media, especialmente dos media digitais?

     

    Num mundo complexo, onde a informação é superabundante, instantânea e em fluxo, a educação para os media e para a informação (EMI) tornou-se uma prioridade.

     

    Com esta brochura, o CLEMI deseja incentivar os professores das escolas a implementarem atividades em EMI, atendendo às suas necessidades específicas. Assim, disponibiliza 11 fichas pedagógicas e 3 fichas de interciclos. Cada uma delas fornece referências aos programas, um curso com atividades concretas, uma indicação da duração, referências para avaliação, sugestões de registos escritos e recursos. 

     

    Estas fichas foram validadas e enriquecidas por um comitê pedagógico, garantindo a qualidade e a relevância do conteúdo.

     

    Esta brochura também apresenta uma variedade de depoimentos que demonstram que a literacia mediática e da informação é uma prioridade educativa partilhada. 

     

    Aprender a pesquisar, verificar e publicar informações com responsabilidade é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Pensado como uma ferramenta de formação e suporte à ação, espera-se que esta brochura responda efetivamente às necessidades dos professores.

     

    >> Faça o download do folheto

     

    Faça o download das brochuras por ciclo

    Referência: Brochure "éducation aux médias et à l'information" à l'école primaire - CLEMI. (2018). CLEMI. Retrieved 24 June 2018, from https://www.clemi.fr/fr/ressources/emi-ecole-primaire.html

     
  3. Como contar histórias para diferentes media: imagens, formas e técnicas | transmedia
     

    transmedia.jpg

    Giovagnoli, M. (2011). [e-Book]  Transmedia Storytelling: Imagery, Shapes and Techniques, ETC Press, 2011.

     

     

    Contar histórias simultaneamente em múltiplos meios de comunicação é como criar uma nova “geografia do conto”, e requer que o autor e o público encontrem novos espaços interativos para partilhar em projetos editoriais para cinema, séries televisivas, campanhas publicitárias, videojogos, aplicações móveis, desenhos animados e cómics, livros e eventos performativos, respeitando as características e a linguagem de todos os media, ainda que façam parte de um único sistema de comunicações integradas. Story.

     

    Transmedia Storytelling explora as teorias e descreve o uso das imagens e técnicas partilhadas por produtores, autores e audiências das indústrias de entretenimento, a informação e a comunicação quando criam e desenvolvem as suas histórias neste novo ecossistema interativo.

     

    Desde Star Wars a The Dark Knight, de Lost a Heroes e Dexter, de Assassin’s Creed a Lord of the Rings and Avatar, passando por mais de 50 exemplos de projetos de êxito em todo o mundo, e com a contribuição de alguns dos mais importantes produtores e investigadores internacionais, Max Giovagnoli mostra como criar productos, obras, contos e campanhas publicitárias para o público, e olhando os novos universos narrativos.

     

     

    Referência: Arévalo, J. (2017). Cómo contar historias para distintos medios: Imágenes, formas y técnicasUniverso Abierto. Retrieved 23 June 2018, from https://universoabierto.org/2017/12/15/como-contar-historias-para-distintos-medios-imagenes-formas-y-tecnicas/

     

    Conteúdo relacionado:

     

     

  4. Voto favorável à diretiva sobre direitos de autor | euronews

     

    por Isabel Marques da Silva

     

    A Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu aprovou, quarta-feira, a proposta de diretiva sobre direitos de autor. O diploma, apresentado pela Comissão Europeia, atende ao pedido dos criadores e dos editores para reforçar as condições para serem remunerados pelas plataformas digitais.

     

    Um dos artigos da diretiva prevê a instalação de filtros de bloqueio e outro exige o pagamento de licenças para aceder a material protegido pelos direitos de autor.

     

    "Estas plataformas geram um lucro considerável com os trabalhos colocados online pelos utilizadores. Por isso, não podem, simplesmente, esconder-se atrás do argumento de que são os utilizadores que fazem o "upload", já que a plataforma ganha dinheiro com isso", disse Axel Voss, eurodeputado alemão de centro-direita que lidera a discussão da proposta a nível parlamentar.

     

    O grupo dos Verdes votou contra e tem sido uma das vozes mais críticas da proposta que visa consolidar o Mercado Único Digital.

     

    Os ecologistas, bem como grupos de pressão ligados às multinacionais do setor digital, alegam que a diretiva vai prejudicar o acesso dos utilizadores da Internet a muitos conteúdos, diminuindo a liberdade de expressão.

     

    “As intenções podem ser boas, mas os métodos para resolver o problema são catastróficos e prejudicarão as pessoas que eles querem proteger”, disse Julia Reda, eurodeputada alemã dos Verdes.

     

    Uma dessas vozes é Tim Bernes-Lee, inventor da Internet, que disse que a diretiva é um instrumento para controlo e vigilância.

     

    O Parlamento Europeu poderá decidir por nova votação em plenário, no início de julho, antes de comunicar a sua posição oficial para a negociação futura com os governos dos Estados-membros.

     

     Ler mais >>

     

    Referência: Voto favorável à diretiva sobre direitos de autor. (2018). euronews. Retrieved 21 June 2018, from http://pt.euronews.com/2018/06/20/voto-favoravel-a-diretiva-sobre-direitos-de-autor

  5. Educação para a Cidadania Global nas Escolas - Dia Mundial dos Refugiados | fundação gonçalo da silveira

    cidadania.jpeg

     Viver com dignidade e ter possibilidades de escolha

     

    Neste Dia Mundial dos Refugiados - que se celebra hoje, dia 20 de junho - lembramos que os direitos humanos deveriam ser uma garantia para todas e todos.

    Para incentivar as/os educadoras/es a assinalar este dia, deixam-se algumas inspirações:

    ***

    Mais duas partilhas interessantes:

    ***

     

     

    Conteúdo relacionado: