A Rede de Bibliotecas de Vila Real abrange a Biblioteca Municipal,  Biblioteca da UTAD e todas as Bibliotecas Escolares  do concelho.

É resultado de um trabalho colaborativo que se foi construindo e consolidando ao longo dos anos, num trabalho articulado entre a Biblioteca Municipal e as bibliotecas das escolas do concelho, quer ao nível do desenvolvimento de projetos – Momentos de leitura, exposições, feiras do livro, oficinas, encontro com escritores, debates, bem como de outros projetos de colaboração ao nível da motivação para a leitura, apoio ao currículo e desenvolvimento da literacia da informação.

b_0_280_16777215_01_images_logo2.pngA rede tem uma índole concelhia, define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do concelho, visando o desenvolvimento da ligação entre as várias bibliotecas do concelho e otimizando atividades e recursos através de uma parceria efetiva. A sua concretização estabelece-se na partilha de experiências no âmbito da gestão e dinamização de bibliotecas, numa política coordenada de aquisições e na dinamização do empréstimo interbibliotecas, assente no cumprimento de princípios técnicos (biblioteconómicos e informáticos) uniformizados.

Missão

A Rede de Bibliotecas de Vila Real (RBVR) constitui-se como uma estrutura de colaboração, aberta à livre participação de todas as Bibliotecas e Centros de Recursos de Documentação e Informação do concelho.

Esta estrutura procura otimizar recursos através de uma parceria efetiva concretizada na partilha de experiências no âmbito da gestão e dinamização de bibliotecas e de outras Unidades de Informação e de Documentação, inserida numa política coordenada de aquisições e na dinamização de empréstimo interbibliotecas, assente na observância de princípios técnicos (biblioteconómicos e informáticos) uniformizados.

O Portal da RBVR oferece possibilidades diversificadas de acesso à informação, pretendendo ser uma janela aberta ao conhecimento, à inovação e à cultura.

Objetivos

No cumprimento da sua missão a rede de bibliotecas tem como desafio a construção de uma plataforma interativa digital que possa disponibilizar serviços de proximidade em linha a todos os utilizadores, facilitando o desenvolvimento de uma verdadeira comunidade de aprendizagem. Dos objetivos a que nos propomos salientamos:

• Promover a partilha, a cooperação e a troca de experiências no âmbito da organização, gestão e dinamização das Bibliotecas e Unidades Documentais da RBVR;
  • Constituir colaborativamente o Catálogo Coletivo da RBVR, valorizando a respetiva utilização pedagógica;
  • Fomentar o empréstimo interbibliotecas e políticas de aquisições concertadas;
  • Criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e colaboração na área das Bibliotecas/ Centros de Recursos Educativos;
  • Produzir materiais com vista ao desenvolvimento da literacia da informação e à promoção da leitura e da escrita criativa;
  • Promover e estreitar a ligação entre os responsáveis da comunidade educativa local e outros parceiros tidos por convenientes na prossecução dos objetivos da RBVR;
  • Dinamizar atividades que promovam as Bibliotecas e Unidades Documentais da RBVR, traduzidas por encontros, seminários, publicações, formações, exposições, etc...
  • Servir de suporte à investigação, à formação e à difusão cultural.;
  • Contribuir para a promoção de políticas de qualidade de serviços, de prestação de contas e de responsabilização com elevados padrões de exigência e transparência.

Dados gerais sobre a rede

Sobre a Rede

Dados sobre a rede de bibliotecas

Quando é que foi formalizada?

A rede de bibliotecas deste concelho foi constituída em 15 de outubro 2013

O catálogo inicial (Outubro de 2013) continha 127 000 registos

Lançamento do portal

O portal da rede foi lançado no dia 15 de outubro 2013.

Para além do sítio com notícias, disponibilizava então uma pesquisa do catálogo conjunto das bibliotecas parceiras.

Parceiros da rede
Documentos Organizativos

Documentos de organização da rede

Parceiros da Rede