entrada

1. Feira do Livro

2. Encontros com Autores - Olinda Beja

3. Semanas de Leitura

Semanas de Leitura, que decorre ao longo do mês de março, surge como uma distensão temporal da Semana da Leitura, marcada pelo Plano Nacional de Leitura / PNL, preferencialmente, para a última semana de aulas do 2º período (27 a 31 de março). O tema proposto pelo PNL para 2017 é “O Prazer de Ler”.

Dado que a dramatização de universos narrativos e poéticos de todos os tempos e contextos constitui uma das linhas exploratórias do referido tema, a RBVRoptou pelo teatrocomo eixo estruturante do Semanas de Leitura 2017.

Múltiplas são as razões desta escolha, todas elas associadas com o desenvolvimento emocional, afetivo, intelectual e cultural das crianças e dos jovens. Espetáculo que dá voz às palavras, criador de simulacros de/da vida, marcado por uma intrínseca multidisciplinaridade, tecido por um inexorável diálogo interartístico e pelas múltiplas literacias que convoca, o teatro apresenta-se como recurso didático-pedagógico, como instrumento da formação cultural, como veículo de construção e transmissão de valores e, naturalmente, como forma de entretenimento.

Assim, a par da preparação/realização de exibições declamatórias e/ou cénicas e de outras atividades que cada escola/agrupamento de escolas opte por inserir no seu plano de atividades no âmbito do Semanas de Leitura, a RBVR, em colaboração com o Município de Vila Real, irá dinamizar / partilhar um conjunto de atividades centradas no teatro (nos textos e na palavra encenada e musicada).

Adelaide Jordão (PB da ES Camilo Castelo Branco | Vila Real)

4. Blind Date... com livros!

Para celebrar o Dia dos Namorados, a Biblioteca CCB, com a colaboração dos alunos do 10º I e do 11º H e da Profª Paula Seixas, organizou um Blind Date… com livros.

Numa primeira etapa, foram selecionados três conjuntos de livros a partir do fundo documental da BE (para Básico, Secundário e Professores/Funcionários). Depois foram escolhidas palavras-chave sobre os conteúdos dos mesmos. Estas tarefas estiveram essencialmente a cargo da prof. Bernardete Teixeira.

De seguida, os livros foram preparados para o Blind Date com os leitores (embrulhados, decorados com as palavras-chave, fitinhas e corações, …).

No Dia dos Namorados, chegou, finalmente, o momento do encontro: a sedução do leitor para um encontro às cegas e, quem sabe, um amor para toda a vida!

Afinal, também os livros não devem ser escolhidos apenas pela capa!

5. Concurso Nacional de Leitura - 1ª prova de seleção

A prova de seleção do Concurso Nacional de Leitura a nível de escola é já na próxima quarta, dia 25 de janeiro. Nesta primeira fase, serão selecionados três alunos do Ensino Básico e três do Ensino Secundário, que irão representar a escola na prova distrital.

A lista dos alunos inscritos para esta prova foi afixada na Biblioteca e no átrio principal da escola e o Regulamento da mesma pode ser consultado AQUI.

Boas Leituras!