IMG 6465

No dia 26 de outubro, pelas 18h30, a Escola Secundária Morgado de Mateus reinaugurou o espaço da sua biblioteca, após as obras de ampliação e requalificação de que beneficiou. Em cerimónia simples, o Subdiretor do Agrupamento Morgado de Mateus, João Pinto – em representação da Diretora, Marina Teixeira – e a Professora bibliotecária, Maria Manuel Carvalhais, receberam os convidados, entre os quais o senhor Vereador do Pelouro da Educação e Ensino, José Maria Magalhães.

A biblioteca da escola sede do Agrupamento Morgado de Mateus candidatou-se, no ano letivo passado, a um apoio para a requalificação das suas instalações, providenciado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). O projeto apresentado, da autoria dos Professores Manuela Leal, Maria Manuel Carvalhais e Cesário Matos (Arquiteto), foi aprovado pela RBE.
Assim, foi possível, com o financiamento recebido, com o empenho da Direção do Agrupamento e com a colaboração dos Assistentes operacionais da escola, realizar as obras previstas dentro do período de férias escolares, de forma a servir melhor o grande número de utilizadores que frequentam este espaço. No regresso às aulas, em setembro, a população escolar do Agrupamento encontrou já uma biblioteca mais ampla, mais luminosa, mais bonita e funcional.
Aproveitou-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar – mês de outubro – para fazer a festa de inauguração da biblioteca renovada. Do programa constou, para além das palavras de abertura proferidas pelos anfitriões, a projeção dos filmes "A biblioteca apresenta-se: Maria vai à biblioteca", da autoria do Professor José Armando Ferreira e protagonizado pela aluna Ana Pires e pela assistente operacional Paula Carvalho e "O jogo na era digital", este último constituindo o tema das exposições patentes nas bibliotecas Morgado de Mateus e Abade de Mouçós, até 3 de janeiro de 2017, e realizado pelos Docentes Cesário Matos e Edgar Guerra; ainda, algumas leituras efetuadas por alunos da escola, vestidos a preceito – Catarina Penelas, Inês Machado, Carolina Moreira, Leandro Mestre, Catarina Fonseca, António Dias, Ricardo Carvalho, e Andreia Vilela – e, por fim, um porto de honra e alguns bons momentos de convívio.

Sempre imaginei que o paraíso será uma espécie de biblioteca (Jorge Luis Borges)

Fotografias em destaque

RBVR6